No mês de setembro 2017, a Associação Positivo realizou o Ciclo de Workshops de Culinária, durante três semanas.

Num primeiro Workshop, com o tema “Pequenos-almoços, snacks e quando a fome aperta” foi abordada uma introdução teórica sobre a roda dos alimentos e as porções que cada categoria ocupa na roda e alguns conselhos de como organizar a alimentação no dia-a-dia.

Após breve introdução teórica geral sobre a alimentação passou-se à prática. Foram disponibilizadas duas receitas simples, rápidas e bastante económicas de pequenos-almoços que podem também ser snacks, em que a aveia e a banana foram as rainhas. Os participantes confecionaram e provaram também o resultado final, que agradou a todos.

Na segunda semana, no workshop “Prato principal sem complicações”, foram apresentadas e realizadas receitas de valor económico baixo, nutritivas, simples e rápidas. Atum, batata-doce e ovos fizeram as delícias dos participantes.

O último Workshop com o tema “Começar bem, acabar melhor – sopas e sobremesas” incluía como o próprio nome indica receitas de sopa e sobremesa. Foram elaboradas três sobremesas com a mesma intenção das restantes: pouco calóricas, económicas e fáceis de confecionar. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma sobremesa de aveia e canela, um gelado abananado e ainda brigadeiros de cacau.

O Ciclo de Workshops foi pensado, desde do início, para todos os utentes da Positivo e de acordo com particularidades da população da Associação. Assim, planificaram-se receitas de fácil e rápida confeção, nutritivas, económicas e ainda que na sua maioria não precisassem de fogão.

Após o fim do ciclo, verificou-se que foi uma das atividades que maior utilidade teve no dia-a-dia dos participantes, pois aplicaram os conhecimentos adquiridos, realizando as receitas disponibilizadas e consequentemente alterando alguns dos hábitos alimentares menos saudáveis que tinham.

A Associação quer continuar a contribuir uma melhor alimentação e logo qualidade de vida. Por isso, espera-se dentro de pouco tempo, poder realizar um novo ciclo.

Comments are closed.