A Nutrição é um serviço que desde o início fez parte do Espaço Saúde do projeto ConVIHda. Numa fase inicial, sob a forma de consultas de avaliação e aconselhamento, e de três Workshops – “O valor da sua alimentação no resultado das suas análises”, “Como Ganhar peso” e “Como perder peso” – ambos os modelos organizados e dinamizados em parceria com a Associação Portuguesa de Dietistas.

Desde novembro, e já numa segunda fase, o ConVIHda dispõe de um serviço de acompanhamento mensal de nutrição para todos os participantes do ConVIHda e utentes da Associação Positivo.

Porquê consultas de Nutrição?

O acompanhamento nutricional é uma peça fundamental para melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas infetadas com VIH.

As consultas visam não ajudar a atingir um peso e composição corporal saudável mas também melhorar a eficácia da medicação.

Para cada pessoa, são promovidas mudanças nos hábitos alimentares atendendo cuidadosamente às preferências pessoais, objetivos, características, comorbilidades, rotinas, horários e recursos financeiros.

Com o apoio das consultas de Nutrição, acredita-se que capacitar as pessoas para fazerem escolhas saudáveis é essencial para um melhor controlo da saúde e do estado nutricional.

Onde e Como?

As consultas decorrem nas instalações da Associação Positivo, sob orientação da Dra. Joana Baleia.

É necessário realizar marcação e poderá contatar com a equipa do projeto ConVIHda ou ligar para a Associação Positivo.

Comments are closed.