Os Grupos de Apoio e Auto-Ajuda são um dos primeiros apoios que a Positivo prestou e continua a prestar, mesmo antes de se constituir legalmente como Associação, já os promovia.

Estes são constituídos por pessoas infectadas pelo VIH/Sida e realizam-se preferencialmente uma vez por semana.

O trabalho em grupo é relevante, pois ajuda a atenuar a sensação de isolamento entre as pessoas e facilita a partilha de experiências e problemas, para além de se tratar de uma forma de conhecer outras pessoas e fazer amigos.

Trata-se também de um lugar onde se debatem temas da actualidade do VIH/Sida e se adquirem novas informações sobre as terapêuticas disponíveis, bem como das experimentais.

O facto de num grupo existirem várias pessoas e consequentemente um pluralismo etnocultural aumenta a compreensão e a tolerância em relação à problemática do VIH/SIDA e por extensão a outras problemáticas com contornos semelhantes.

Durante as reuniões do grupo costuma-se reservar algum tempo para partilhar recursos, ideias e informações que os participantes considerem importantes.

Por fim um grupo proporciona uma base para a organização de actividades e de tomadas de posição sobre determinados assuntos que são posteriormente veiculadas pela Associação para os destinatários, preservando, por um lado, a identidade dos participantes e, por outro, envolve-os na resolução dos seus próprios problemas.

Para se inscrever nos Grupos de Auto-ajuda ou obter mais informações contacte-nos ou envie um e-mail para: rfernandes@positivo.org.pt.