Espaço Saúde:

O Espaço Saúde (ES) atua na promoção e monitorização dos indicadores de saúde, de forma a reduzir as co morbilidades associadas à vivência do VIH. A intervenção foca-se na cessação tabágica, motricidade e atividade física e na nutrição.

A cessação tabágica fundamenta-se devido ao elevado número de PVVS com hábitos tabágicos e à relação do tabaco com a co morbilidades. Grande parte da mortalidade observada em pessoas com VIH é atribuída ao tabaco. Muitas doenças relacionam-se de forma direta com o tabaco em PVSS, como por exemplo, doenças cardiovasculares e cancro do pulmão.

Relativamente à motricidade, a atividade física fomenta a saúde em geral, reduzindo no caso do VIH a incidência de acidentes cardiovasculares, aumentando a tonicidade muscular, força e resistência física, estimulando as funções cognitivas. Simultaneamente, a nível psicológico promove a sensação de bem-estar, reduz stress, melhora auto-estima e aceitação corporal.

A nutrição assume também um papel importante, tendo em conta que a qualidade de vida das PVVS depende de um sistema imunológico estável. O acompanhamento nutricional com outras medidas atenua alterações morfológicas e metabólicas sentidas pelas PVVS.

No ES vai poder encontrar:

  • Atividades físicas
  • Avaliação e aconselhamento nutricional
  • Workshops de nutrição
  • Consulta de cessação tabágica

Espaço Bem-estar Emocional

O Espaço Bem-estar Emocional (EBEE) tem o objetivo de promover a saúde mental e adaptação ao modo de vida individual e coletivo. Pretende capacitar as pessoas para um bem-estar psicológico e emocional. No EBEE pretende-se fazer um treino de competências psicológicas, em equipa, que pode incidir em fatores como: a comunicação, definição de objetivos, gestão do stress e controlo de ansiedade, inteligência emocional, autoconfiança, gestão de conflitos interpessoais, liderança, tomada de decisões, cooperação e motivação. É também um espaço com o intuito de prevenir o declínio cognitivo associado à infeção.

No EBEE vai encontrar:

  • Grupos terapêuticos;
  • Treino de competências psicológicas em equipa;
  • Avaliação e intervenção neurospicológica.

Espaço ConVIHver

O Espaço ConVIHver (EC) tem o objetivo de promover a criação de redes de suporte, de forma a combater o isolamento social e afetivo, e situações de discriminação. É um espaço livre, informal, simplesmente de convívio e de partilha, onde a pessoa pode estar em “encontro” com o outro, ou apena consigo própria, seja na leitura de um jornal, navegar na internet ou apenas estar. É também no EC que será dado um reforço alimentar, que passa por um lanche. Neste espaço que podem ocorrer ateliers e aulas de acordo como interesse e motivação das pessoas.

No EC pode encontrar:

  • Sala de convívio;
  • Jogos lúdicos, leitura, internet;
  • Suplemento alimentar.

Projeto ConVIHda

O projeto ConVIHda é um projeto inovador e exploratório, com a duração de 12 meses, que tem como objetivo principal promover a qualidade de vida nas Pessoas que Vivem com VIH/SIDA (PVVS).

Equipa responsável pelo projeto

A nossa equipa é composta por vários profissionais que se dividem nas seguintes áreas de atuação: Psicologia, Neuropsicologia, Desporto, Animação Sociocultural, Nutrição, Cessação Tabágica, Bioestatística e Avaliação Externa.