VIH-positivo: o que significa exactamente?

Ser VIH-positivo não significa ser um caso perdido. Toda a vida sofre uma
reviravolta. Mas é preciso ter coragem. Não é o fim do mundo.
Francisco, 34 anos

  • O teste ao VIH é confirmadamente positivo?

Confirmadamente positivo significa que efectuou um primeiro teste, que lançou a suspeita de que era VIH-positivo. Este resultado foi verificado e confirmado através de uma segunda análise de sangue e um segundo teste. – Se tiver apenas o resultado do primeiro teste, não se esqueça de que existem primeiros resultados positivos que são falsos! Faça um segundo teste. Apenas um resultado VIH-positivo confirmado significa que está realmente infectado com o VIH.

  • O que significa VIH-positivo?

Quando alguém contrai o VIH, o seu corpo começa a desenvolver anticorpos, cuja função é destruir estes agentes patogénicos. No caso de um teste ao VIH, é feita uma análise ao sangue, para constatar a existência desses anticorpos específicos.
Se o teste for positivo, é porque foram encontrados no sangue estes anticorpos contra o VIH. Embora o teste ao VIH não comprove directamente o VIH, é um método muito seguro para descobrir uma infecção pelo VIH.


Uma infecção pelo VIH declarada e comprovada através de teste não pode ser curada, de acordo com os conhecimentos actuais. O diagnóstico de VIH-positivo não fornece, contudo, qualquer indicação sobre há quanto tempo alguém é portador do VIH ou sobre o avanço da infecção. O diagnóstico indica apenas que alguém está infectado pelo VIH e é portador do vírus.

A infecção pelo VIH tem três fases:

1) Algumas semanas após o contágio com o VIH, a maioria dos infectados contrai uma doença como uma gripe, designada por primo-infecção pelo VIH (= primeira infecção). Nesta fase o sistema imunológico ainda não está preparado para fazer face a este invasor. O vírus pode multiplicar-se rapidamente. No entanto, o corpo produz rapidamente anticorpos, que atacam o vírus.

2) Após o sistema imunológico se ter adaptado ao invasor, segue-se geralmente uma fase de vários anos, durante os quais o sistema imunológico e o vírus se encontram em disputa permanente. No entanto, a pessoa afectada quase não se apercebe de nada. É raro haver dores, mesmo sem tratamento médico.

3) Esta fase termina com o enfraquecimento evidente do sistema imunológico e com a manifestação das primeiras doenças resultantes desse enfraquecimento. Esta fase é designada por Sida.

Ser VIH-positivo e ter Sida não é a mesma coisa.

É preciso informar-se muito bem, mas mesmo muito bem, sobre a diferença entre o VIH e Sida. Fala-se sempre apenas de Sida! Eu não tenho Sida! Sou VIH-positivo; por isso é disso que falo. Isto dá esperança e força.
Miguel, 40 anos

Aprendi que não se morre disto. Temos de avançar. Temos de continuar a viver, fazer planos. Penso no trabalho, numa formação....
Sofia, 29 anos

Muitas pessoas ficam a saber da sua infecção pelo VIH relativamente tarde. Talvez mesmo só quando surgem as doenças oportunistas. Noutros casos, a infecção é detectada logo no início, logo após ter sido contraída.

Pode esclarecer junto do seu médico, numa próxima consulta, em que fase a sua infecção se encontra. Isto é importante para planear o seu futuro e para decidir se deve optar por um tratamento já agora.

De momento não quero pensar em iniciar um tratamento, por enquanto não. Os valores mantêm-se constantes…
Tiago, 34 anos, casado, três filhos




Infectado pelo VIH - o que fazer?
A quem contar?
Posso contagiar outras pessoas?
A infecção pelo VIH: aspectos importantes
VIH-Positivo: o que significa?
Tratamentos médicos
Como estrangeiro/a?
Próxima consulta
Começar o tratamento
Vida sexual
No trabalho
Procurar emprego


Nome

E-Mail

Nome

Telefone

E-Mail

Mensagem
 
 




 
A Associação   VIH e Sida   Aconselhamento On-line   Donativos   Viver com o VIH   Noticias   Links   Contactos