Soube recentemente que o seu teste de VIH é confirmadamente positivo. Tal significa que está contagiado com o vírus VIH. Esta é uma notícia avassaladora!

Estar infectado pelo VIH não significa, no entanto, que está necessariamente condenado a morte iminente. Graças aos tratamentos e terapias médicas actualmente existentes, é hoje possível viver com o VIH, tal como com uma doença crónica. Há grandes chances de que tenha ainda muitos e bons anos à sua frente. A medicina actual não tem, contudo, uma cura para a infecção pelo VIH.

Em Portugal, tem direito, independentemente da sua nacionalidade e estatuto de residência, a um bom acompanhamento médico e a tratamentos modernos e eficazes.

Os primeiros tempos que se seguem ao diagnóstico são, para a maior parte das pessoas, muito difíceis. Há inúmeras questões que se colocam. Por que logo eu? Posso viver com um diagnóstico destes? O que significa em concreto? Para mim? Para o meu futuro? Para o meu parceiro, para a minha parceira? Para os meus filhos? Para os meus amigos e familiares? A quem posso, devo ou pretendo contar? E de que forma?

Não tome decisões precipitadas numa situação destas. Pondere bem a quem quer confiar o resultado. As informações e relatórios de casos aqui relatados podem ajudá-lo a ganhar terreno, dando-lhe uma ideia clara do que significa exactamente o diagnóstico, do que é uma infecção pelo VIH e que tratamentos existem actualmente, bem como o eu efeito terapêutico. Pessoas que se viram confrontadas com a mesma situação contam as experiências que tiveram e o que foi importante para elas. Será também informado sobre o que significa a infecção pelo VIH no que respeita à sexualidade, o que há a ter em conta no local de trabalho e perante as seguradoras, etc.

Não hesite em recorrer, se necessário, às múltiplas fontes de informação, apoio e aconselhamento.


 

 



Nome

E-Mail

Nome

Telefone

E-Mail

Mensagem
 
 




 
A Associação   VIH e Sida   Aconselhamento On-line   Donativos   Viver com o VIH   Noticias   Links   Contactos