Vida sexual: o que fazer?

Quando soube da minha infecção pelo VIH, perdi todo o interesse sexual no início. – À medida que o choque desapareceu, voltei a ter interesse.
João, 45 anos, VIH-positivo desde 1986

Hoje não sinto o sexo como algo especialmente difícil ou diferente devido à minha infecção pelo VIH.
Tanja, 35 anos, VIH-positiva desde 1989

Protejo os outros do contágio com preservativos, mas não preciso de dizer
que sou VIH-positiva.
Susana, mulher angolana

Muitas pessoas perdem, no início, todo o interesse sexual quando ficam a saber que são VIH-positivas. Não conseguem imaginar-se a ter de novo uma vida sexual ou a serem desejadas por alguém.
No entanto, depois do choque inicial, geralmente o interesse volta. E muitas pessoas com o VIH ou Sida afirmam que, após o choque inicial, voltaram a ter uma vida sexual tão satisfatória como dantes.

Pense, no entanto, que: a infecção pelo VIH é transmissível por via sexual, mesmo que se sinta saudável ou esteja a realizar um tratamento médico eficaz. É, por isso, essencial que pratique exclusivamente sexo seguro. Sexo seguro significa:

• Utilizar preservativos em qualquer tipo de relação sexual com penetração (vaginal ou anal).

• Caso pratique sexo oral, tenha atenção especial a que não entre esperma ou sangue menstrual na boca do seu parceiro ou parceira. Deve também seguir esta regra, caso alguém pratique sexo oral consigo.

Deve seguir também estas regras se partir do princípio ou tiver a certeza de que o seu parceiro ou a sua parceira é igualmente VIH-positivo. Pode infectar-se uma segunda vez com o VIH. E pode ainda contagiar-se com um vírus que seja resistente a certos medicamentos, o que pioraria drasticamente as chances do seu tratamento.
Podem também ser transmitidas sexualmente outras infecções (p.ex. sífilis, hepatite B, herpes). As pessoas com um sistema imunológico enfraquecido devem evitar a todo o custo outras infecções, uma vez que têm um maior risco de complicações. As infecções adicionais podem eventualmente prejudicar a evolução da infecção pelo VIH.