Financiado pela ViiV Healthcare, Neuróbica – Ginasticar o cérebro: Programa de Neuropsicologia para a Infeção VIH , é um projeto cujo principal obetivo é avaliar e intervir nos danos cognitivos associados à infeção VIH.

Nos últimos anos, tem-se verificado um  elevado aumento de pessoas mais velhas que vivem com VIH, originado pela terapêutica anti-retroviral  (TAR) ou por situações de diagnósticos tardios. Neste momento, aponta-se para um envelhecimento prematuro nas Pessoas que Vivem com o VIH/SIDA (PVVS) não só a nível mundial, mas também em Portugal. Em 2016 realizou-se, na Associação Positivo, uma triagem em que todas as pessoas analisadas apresentaram défices cognitivos acentuados em vários domínios. Neste sentido, o programa Neuróbica, tem como principais atividades: realização de avaliações neuropsicológicas; criar e implementar intervenções individuais, e de grupo; workshops de estimulação cognitiva; workshops de sensibilização para a prevenção de danos cognitivos.

O projeto conta como principal parceria a Dra Cláudia Castro, professora universitária na UAL, na área da neuropsicologia, e que possui vasta experiência de trabalho na área da infeção VIH.

Comments are closed.